O que é Citologia em Meio Líquido?
A Citologia em Meio Líquido é uma variedade do exame Citopatológico, também conhecido como Papanicolau ou apenas Preventivo. O procedimento oferece uma precisão de resultados maior que as outras técnicas, pois consegue analisar a totalidade do material celular coletado, já que, entre outras especificidades, a amostra é transferida para uma solução líquida antes de ser disposta na lâmina.
Para que serve a Citologia em Meio Líquido?
Ela se destina principalmente a diagnosticar doenças que afetam o aparelho reprodutor feminino, a partir da coleta e análise de material biológico, principalmente processos inflamatórios no colo do útero, associados ao possível surgimento de lesões e tumores nesse órgão.
​
Quais doenças o exame de Citologia em Meio Líquido pode detectar?
A principal delas é o câncer cervical ou do colo do útero. Mas também investiga infecções como a tricomoníase, e principalmente HPV, o papilomavírus humano, uma doença sexualmente transmissível de evolução silenciosa que está associada a 70% dos casos de câncer uterino, além de câncer de vulva, de ânus e de pênis.
Por que a Citologia em Meio Líquido, realizada periodicamente, é tão importante?
Através dela é possível realizar o diagnóstico precoce das lesões no útero, ainda antes de se tornarem malignas, alcançando chances de cura próximas de 100%.
​
Quem deve realizar o preventivo de Citologia em Meio Líquido, e quando?
Toda mulher a partir dos 25 anos ou do início da atividade sexual deve realizar o exame.
​
Qual a melhor frequência para a realização da Citologia em Meio Líquido?
Mulheres sexualmente ativas devem realizar anualmente. Mas essa frequência pode ser alterada pelo médico, segundo o histórico da paciente.
​
Como é a coleta para o exame Citologia em Meio Líquido?
O material biológico - uma pequena amostra de células - é coletado do colo do útero com auxílio de um espéculo e espátulas apropriadas. O procedimento é indolor e leva apenas alguns minutos.