O que é o exame de Sexagem Fetal?
A Sexagem Fetal é um exame capaz de determinar o sexo do bebê antes do nascimento, e é feito a partir de uma amostra de sangue da mãe.
Como funciona a análise da Sexagem Fetal?
Na Sexagem Fetal, é pesquisada a presença no sangue da mãe de fragmentos de cromossomos Y, referentes ao sexo masculino, originados de células fetais. Se eles não existirem, o bebê é menina.
Qual o momento para realizar a Sexagem Fetal?
O exame de Sexagem Fetal pode ser realizado a partir da 9ª semana de gestação.
Quando a gestação é de gêmeos, ainda é possível fazer Sexagem Fetal?
Gêmeos idênticos (ou univitelinos), sempre têm o mesmo sexo, portanto a Sexagem Fetal funciona da mesma forma que a gestação normal. No caso de gêmeos bivitelinos, em que os sexos podem ser diferentes, a identificação do cromossomo Y em circulação indicará que pelo menos um dos fetos é masculino. Sem a presença do cromossomo Y, o resultado indica duas meninas.
É seguro e confiável fazer o exame de Sexagem Fetal?
Como qualquer outro teste biológico, esse exame não tem 100% de acerto e em alguns casos pode ocorrer uma interpretação inadequada*. O resultado pode ser inconclusivo devido às limitações da técnica ou possíveis interferentes na amostra, como o uso de medicamentos anticoagulantes à base de heparina**. Resultados falsos femininos podem ocorrer devido à quantidade de DNA fetal circulante insuficiente no momento da coleta e da qualidade da amostra. Enquanto resultados falsos masculinos podem decorrer de transfusões de sangue ou transplantes de órgãos provenientes de indivíduos do sexo masculino recebidos pela mãe, mulheres que sofreram aborto em um período inferior a 1 ano da realização desse exame, em caso de gestação gemelar onde ocorre a perda de um dos embriões que seria do sexo masculino e em caso de contaminação da amostra no momento da coleta ou preparação.
*Nesses casos é indicado uma nova coleta após o período de 15 dias para a repetição do ensaio. ** O médico deverá ser consultado sobre a possibilidade de suspensão temporária da medicação para a realização do teste.
O exame de Sexagem Fetal realizado logo ao completar 9 semanas pode dar errado?
Em cerca de 5% dos casos, o exame de Sexagem Fetal feito na 9ª semana pode resultar inconclusivo por ausência de material genético do feto, exigindo um novo exame duas ou três semanas mais tarde.
O que é melhor para identificar o sexo do bebê, Sexagem Fetal ou ultrassom?
A Sexagem Fetal é capaz de identificar o sexo do bebê mais cedo e com mais probabilidade de acerto que o ultrassom, principalmente entre a 9ª e a 13ª semana.
Por que os atendentes masculinos não podem coletar material para Sexagem Fetal?
O exame de Sexagem Fetal não pode ter seu material coletado por um atendente homem para evitar a possibilidade de contaminação da amostra por fragmentos de cromossomo Y, masculinos.